O que é briefing e por que ele é importante para a estratégia de sua empresav
Ainda não sabe o que é briefing? Entenda como funciona o processo e qual sua importância para o projeto gráfico da sua empresa!
Você sabe o que é briefing?
O termo é bastante recorrente na comunicação gráfica, pois é utilizado para garantir o alinhamento da empresa que solicita o material criado e os profissionais responsáveis por concretizá-lo.
Assim, trata-se de uma importante etapa da realização de um projeto gráfico, pois garante que as necessidades do cliente sejam ouvidas e atendidas de forma efetiva.
Para entender melhor o que é briefing e sua importância para uma empresa, continue a leitura!
O que é briefing?
De modo geral, o conceito corresponde a um resumo a respeito do projeto, que contenha as principais informações para que seja realizado corretamente e atenda às expectativas da empresa que o solicitou.
Entender o que é briefing e aplicar esse recurso é especialmente importante em ramos criativos, como a publicidade e o meio gráfico, nos quais compreender as necessidades e desejos do cliente é fundamental para um bom resultado.
Assim, realizar o briefing é um dos primeiros passos ao iniciar o contato com um cliente de uma forma que ele possa expor o que procura no contato com a empresa.
Qual é a importância do briefing?
Saber o que é briefing e utilizar essa prática traz vantagens para ambos os lados de uma relação comercial, beneficiando tanto o cliente quanto a empresa responsável pelo projeto gráfico.
Em primeiro lugar, esse recurso é fundamental para colocar as ideias no lugar e visualizar de que maneira as expectativas da marca podem ser concretizadas na impressão do seu material.
Para além disso, trata-se de uma importante ferramenta para melhorar a comunicação com a marca que solicitou o projeto, já que consiste em um momento para conversar a respeito dos detalhes do produto final.
Assim, é mais fácil chegar a um resultado satisfatório, dispensando a necessidade de retrabalho e até evitando que o material impresso não seja condizente com o que o cliente esperava.
Algumas das questões levantadas ao realizar o briefing envolvem detalhes sobre a identidade visual do cliente, o público ao qual o material é direcionado, quais são os objetivos do projeto, a quantidade de itens a serem produzidos e os melhores prazos para a entrega.
Entenda na prática o que é briefing
Afinal de contas, como o briefing pode ser aplicado?
Digamos que uma empresa esteja organizando um evento e, para isso, pretende imprimir crachás para a equipe responsável pela ocasião.
Ao entrar em contato com a gráfica, o briefing pode ser realizado por meio do levantamento de algumas informações, como:
- O tipo de projeto a ser criado, ou seja, o crachá para o evento,
- Em que contexto ele será utilizado,
- O perfil da empresa, como se apresenta para o público,
- Elementos da identidade visual da marca que podem ser incorporados no projeto,
- O orçamento disponível para a produção do material,
- Prazos para a entrega.
No entanto, cabe notar que esse é um roteiro básico e o briefing de cada empresa pode variar, já que para alguns projetos pode ser interessante questionar qual a postura da marca no mercado, quais são seus valores e o público a quem o material é destinado.
Gostou de saber o que é briefing? Acesse o blog da PrintStore e leia mais conteúdos relacionados!