6 dicas para melhorar a gestão e o controle de estoque de uma editora
Não cuidar da gestão e controle de estoque é sinônimo de dinheiro parado, por isso, é de extrema importância saber dosar o dimensionamento ideal das tiragens dos livros para evitar desperdícios de recursos, além da imprevisibilidade de retorno financeiro.
Por meio do controle do estoque de uma editora, é possível conhecer a disponibilidade de cada título, assim como analisar a sua movimentação. Com isso, sabe-se quais livros merecem novas edições, pois têm boa saída, e quais deles devem ser colocados em promoção para incentivar a venda.
Pensando em ajudá-lo na elaboração de melhores estratégias de gestão de estoque para editoras, criamos este post com várias dicas sobre o assunto. Confira!
Conheça 6 dicas para controlar melhor o estoque de uma editora
Perder venda por falta de títulos em estoque leva a prejuízos tão grandes quanto os causados por aquelas obras há muito tempo paradas nas prateleiras. Por isso, para otimizar os ganhos em uma editora, seguir algumas dicas pode fazer toda a diferença.1. Estipule quantidades mínimas e máximas de cada produto em estoque
Conhecer o público da editora é de vital importância para saber quais títulos têm mais saída e quais têm vendas menos expressivas. Nenhum dos dois pode faltar, porém, os de maior saída precisam de uma quantidade mínima em estoque, e os que vendem menos não podem ultrapassar uma quantidade máxima.Estabelecer essas quantidades dependerá da análise realizada nas vendas de cada tiragem. Por isso, fique atento!
2. Faça pequenas tiragens para lançamentos e reposição de estoque
As primeiras tiragens de um título servem como uma espécie de termômetro de vendas. A partir delas, é possível saber qual a média de quantidade a ser produzida nas edições seguintes. Por isso, busque fazer uma estimativa do público esperado para o lançamento de cada título e defina o tamanho da tiragem a partir dela, sendo a primeira a menor possível.Sempre aumente ou diminua as quantidades produzidas com base nas vendas das últimas tiragens.
3. Leve as sazonalidades em consideração para definir períodos de produção
Existem várias épocas no ano em que determinados títulos ganham ou perdem destaque. Por exemplo, no início do ano, com a volta às aulas, os livros didáticos vendem muito mais do que no restante dos meses.Algumas épocas, como Natal, dia das mães, dos pais, entre outras datas comemorativas, também representam maior saída para certos títulos.
4. Use ferramentas automatizadas de gestão e controle de estoque
Os softwares de gestão de estoque agilizam o processo de entendimento dos parâmetros sugeridos nos tópicos anteriores, como volume de vendas e sazonalidades.Com o uso desse tipo de ferramenta, a leitura desses índices é feita de forma automatizada, gerando relatórios gerenciais que o ajudarão muito a entender a demanda das próximas tiragens de cada título, assim como no cálculo dos valores promocionais para venda dos títulos mais difíceis.
5. Faça o levantamento do inventário periodicamente
Por fim, porém não menos importante, não deixe de contar o seu estoque físico periodicamente. Essa prática, além de ajudá-lo a manter o seu software de gestão sempre atualizado com as quantidades corretas de cada título, também auxilia na detecção de problemas que podem danificar os itens estocados, como a umidade e os insetos capazes de danificar o papel.6. Tenha um parceiro de impressão de baixas tiragens
O custo de impressão de baixas tiragens pode ser desafiador quando trabalha-se no modelo tradicional de cotações a cada nova impressão. Tenha um parceiro de impressão forte e de confiança para poder ter melhores preços, condições de pagamento e tempo de entrega.A PrintStore trabalha com esse modelo de parceria. Quer saber mais? Contate nosso time de consultores ([email protected]) para saber mais.
Como você pôde ver ao longo deste post, manter a gestão e o controle de estoque em uma editora é uma tarefa simples se realizada com disciplina. Além disso, é capaz de gerar resultados surpreendentes, contribuindo para a prevenção de perdas e o aumento de lucratividade.
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