Crachás para eventos: principais cuidados na hora de produzir
Quer saber como produzir crachás para eventos? Confira alguns cuidados especiais que devem ser tomados nessa hora. Leia aqui.
Crachás para eventos corporativos e sociais são elementos indispensáveis para o credenciamento e identificação dos participantes e para a equipe organizadora e frente de trabalho.
Segundo o Portal da Associação Brasileira de Ciências de Dados (ABRACD), a estimativa é que o setor de eventos movimente em torno de R$ 40 bilhões em 2023, o maior índice desde o isolamento social causado pela Covid-19.
A perspectiva é que a realização de feiras, congressos, palestras, seminários e outros eventos presenciais continue em forte crescimento nos próximos meses e também no próximo ano.
Para ganhar espaço no mercado, as empresas organizadoras precisam ficar atentas a cada detalhe e apresentar um diferencial em cada evento.
Entre tantas providências para um evento ocorrer devidamente organizado, está a confecção dos crachás tanto para as equipes de trabalhadores que atuarão na “força tarefa” quanto para os participantes do mesmo.
Neste artigo, vamos listar os principais cuidados que você precisa observar na hora de produzir os crachás para os eventos. Continue a leitura abaixo para conferir quais são eles!
Como criar bons crachás para eventos?
Nesse momento, somente no portal Feiras do Brasil consta que para outubro estão programados 373 eventos e para novembro mais 234.
Caso a sua empresa esteja na organização de um deles ou pleiteando uma oportunidade para os próximos meses, existem alguns pontos importantes que devem ser considerados na hora de elaborar crachás para eventos.
Para que de fato eles sejam confeccionados de forma assertiva e funcional, observe os passos necessários:
Selecione as informações que devem estar no crachá
A primeira dica para criar crachás para eventos é definir quem irá usá-los.
O ideal é que a equipe de profissionais que atuará no dia a dia dos eventos, desde os organizadores até os técnicos, responsáveis pela limpeza, segurança e entre outros, estejam devidamente identificados.
Nessa hora, o nome do profissional e a função/setor é fundamental para ajudar os participantes a identificá-los.
Da mesma forma, é preciso que cada participante inscrito no congresso, feira ou seminário esteja devidamente identificado.
Nessa hora, o crachá para eventos também serve para o credenciamento dos convidados.
Tanto nos crachás dos profissionais que atuarão como os dos participantes do evento, as informações contidas devem seguir uma ordem hierárquica, sempre destacando as mais importantes.
Nomes, por exemplo, podem receber um diferencial, sendo escrito todo em caixa alta, em cores diferentes ou em negrito e geralmente são em fonte maior.
A logo da empresa que está promovendo o evento também é um elemento que não pode faltar no crachá.
Escolha a tipografia e cores
Um dos principais cuidados a serem observados na produção de crachás para eventos é a tipografia, ou seja, o tipo e o tamanho da fonte.
Desse modo, é necessário saber escolher uma fonte que deixe a informação clara e legível para quem lê.
Considere a utilização de um layout clean e minimalista, sem fontes rebuscadas, sombras e muitos ornamentos.
Se basear na identidade visual da empresa que está promovendo o evento é um excelente passo para construir o crachá, inclusive na escolha das cores.
Por falar em cores, muitos eventos oferecem mais que um ambiente com atividades simultâneas e público segmentado, e muitas vezes o uso de crachá com tonalidades diferentes ajuda a direcionar o público para o espaço devido.
Cuide com as medidas
A vantagem dos crachás para eventos é que você pode usar a criatividade e fazê-lo de forma personalizada, com a cor, fonte e visual desejados, bem como com as informações que julgar necessárias.
É preciso cuidar com o tamanho, afinal, ele não pode ser nem grande e nem pequeno demais e precisa ter uma dimensão adequada para que todas as informações fiquem devidamente organizadas e legíveis.
Apesar de não existir um tamanho padrão, os modelos mais usados de crachás para eventos são os:
- A6, que mede 10,5 x 14,8 cm;
- A7, com 7,4 x 10,5 cm.
Decida o material
Geralmente, crachás para eventos são utilizados somente no período que as feiras, congressos e seminários estão ocorrendo. Isso significa que após o uso são descartados.
Pelo custo-benefício, o ideal é que ele seja produzido em papel.
Porém, esse material precisa ser resistente e o recomendado é que a impressão seja realizada em papel com gramaturas de 250g a 300g.
Tão importante quanto a resistência do papel é qualidade da impressão, caso contrário a nitidez das informações podem ficar comprometidas.
Agora que você conferiu os principais cuidados que devem ser tomados na hora de produzir crachás para eventos, conte com a PrintStore.
Entre em contato conosco, garantimos o melhor material e excelência na qualidade da impressão.